Mobilização de professores reivindica pagamento do reajuste integral do piso e revogação do novo Ensino Médio

Mobilização de professores reivindica pagamento do reajuste integral do piso e revogação do novo Ensino Médio

Foto: Gilberto Ferreira (Bei)

Professores da rede estadual de ensino pedem revogação do novo Ensino Médio e reajuste de 14,45% do piso salarial

Nesta quarta-feira (15), professores da rede estadual de ensino realizam mobilizações em todo o Estado para pedir o pagamento integral do reajuste do piso salarial e a revogação do novo Ensino Médio. Em Santa Maria, a paralisação ocorre durante a manhã e a tarde na Praça Saldanha Marinho.

– Nós vamos fazer uma aula pública com intervenções e falas dos colegas da educação. Temos panfletos também para entregar e dialogar com a comunidade. O projeto para esta quarta-feira é esse – afirma Dgenne Cristina Ribeiro da Silva, diretora geral do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato.

De acordo com Dgenne, algumas escolas estaduais de Santa Maria suspenderam as aulas em turnos específicos em função da mobilização dos professores.

O Sinprosm, sindicato dos professores municipais de Santa Maria, está apoiando essa manifestação e tem paralisação marcada para a rede municipal no dia 22 de março.

Reajuste salarial

Em tratativas com o governo do estado desde fevereiro, o Cpers Sindicato, que representa a categoria dos professores da rede estadual, reivindica o reajuste de 14,95% para todos os professores e funcionários de escola, da ativa e aposentados – com ou sem paridade –, concursados e contratados, em sua integralidade e sem confisco da parcela de irredutibilidade.

O índice de 14,95% segue o valor nacional de aumento do piso definido pelo Ministério da Educação (MEC). O governo do Rio Grande do Sul, porém, propôs o pagamento de 9,45% no piso do magistério.

Novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio foi criado durante o governo de Michel Temer (MDB) e traz mudanças na grade curricular e na oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país. O novo modelo começou a ser implementado neste ano.

Desde o momento que a medida foi anunciada, os sindicatos educacionais vem se posicionando contrários ao novo Ensino Médio, já que, segundo a categoria, a proposta não teve espaço para debate com a população e, ainda, pode tornar precária a educação dos estudantes.

No início deste mês, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o novo Ensino Médio deve passar por mudanças, mas não será revogado. As últimas portarias publicadas sobre o tema, uma referente ao ajuste de cronograma de implementação nas escolas e outra sobre uma consulta pública desse método, não atenderam às expectativas da categoria, que, nesta quarta-feira, vai às ruas para se manifestar contrária ao novo Ensino Médio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria realiza mutirão presencial de renegociação de dívidas no final deste mês Anterior

Santa Maria realiza mutirão presencial de renegociação de dívidas no final deste mês

<strong>Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas podem receber a dose bivalente neste sábado (18)</strong> Próximo

Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas podem receber a dose bivalente neste sábado (18)

Geral